VI Passeio Convívio de BTT do “ALTER REAL BTT”
 
- 15 de OUTUBRO de 2011 -
 
 
Há poucas coisas na vida que se aprendem e que nunca se esquecem.
Uma delas é andar de bicicleta.
De facto, quem aprende a andar de bicicleta nunca esquece e quanto mais anda mais longe consegue ir.
A atitude tomada, por parte das pessoas, de andar de bicicleta, temvindo a aumentar, nos últimos tempos e tornou-se já, não só, um hábito, como também, têm-se mesmo criado eventos, onde grupos de ciclistas se juntam para se aventurarem em descidas e subidas nos mais íngremes caminhos jamais vistos.
É dentro desse espírito que o ALTER REAL BTT organiza, desde há alguns anos, em Alter do Chão, um evento desportivo de BTT, onde acorrem
praticantes da modalidade de todo o país.
Este ano, tal ocorreu em 15 de Outubro.
Foi o VI Passeio Convívio de BTT, com Andamento Livre de 50 kms e um Passeio guiado de 15 kms.
Estiveram inscritos mais de centro e trinta atletas de localidades como Portalegre, Assumar, Cabeço de Vide, Fronteira, Avis, Barbacena, Ponte de Sor, Badajoz, Lisboa, Estremoz, Elvas, Campo Maior e, como é óbvio, de Alter do Chão.
Por apenas € 15,00 esses atletas desfrutaram de mais de cinquenta quilómetros de percurso marcado, com belas imagens, abastecimento de líquidos e sólidos, lembranças locais e um proveitoso almoço.
Esses atletas aliaram desporto e convívio. Houve quem quis competir e quem apenas pretendeu praticar desporto.
Mas todos tiveram um gosto em comum: andar de bicicleta transpondo percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
No percurso do andamento Livre dos 50 kms, com inegável energia, resistência, destreza e auto-suficiência, os atletas saíram em frente ao Palácio do Álamo, pelas 9,30 horas, em direcção ao Santuário do Senhor dos Aflitos, já no concelho de Portalegre, local onde teve lugar o abastecimento de líquidos e de comida, com passagem por Alter Pedroso, e regressaram a Alter do Chão.
A hora da chegada já dependeu da preparação física e da destreza de cada atleta.
Mas, mais minuto menos minuto, pelas 13,30 todos já estavam num restaurante local a degustar um saboroso e reconfortante almoço (entradas, sopa de caldo de verde, carne de porco à alentejana, doce ou salada de frutas, bebidas e café e, claro está, com uma boa “pinga”).
Este ano o Passeio Convívio foi um sucesso: bom percurso, sem grandes complexidades, com boas marcações, excelentes paisagens e boa assistência.
No pódio ficaram Marco Mestre, da “BTTeam.com/BancaleiroBikes”,com 1h, 46m,53s, José Bancaleiro, da “Penhas-BTTeam/BancaleiroBikes”, com
1h,51m,23s e César Estrela da “BTT Assumar/Muachos”, com 1h,53m,54s, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares.
Este foi mais um Passeio / Convívio de BTT, organizado pelo ALTERREALBTT, em que se aliou confraternização e prática do desporto.
Mais uma vez o ALTER REAL BTT demonstrou estar em força e implantado.
Por último, um agradecimento à Câmara Municipal de Alter do Chão, à Junta de Freguesia de Alter do Chão, aos Bombeiros Voluntários de Alter do
Chão e à Guarda Nacional Republicana pelas colaborações dadas.
 
Mário Martins de Campos
 
- ALTER REAL BTT -
 
 
6º Passeio BTT